Pensando além das “Ruínas” do Antropoceno: Diálogos entre o Pensamento Social Latino Americano e a Filosofia Chinesa Contemporânea
Thinking Beyond the “Ruins” of the Anthropocene: Dialogues Between Latin American Social Thought and Contemporary Chinese Philosophy
Resumo
O artigo insere-se nos debates acerca do Antropoceno e busca apresentar elementos que respondam à questão: quais diálogos podemos estabelecer entre a filosofia chinesa contemporânea e o pensamento social latino americano, num contexto de busca por transformações? Para tanto, tomamos as reflexões de Yuk Hui, Zhao Tingyang e Shuchen Xiang, assim como os debates sobre extractivismo, neoextrativismo, pós-extractivismo, Bem-Viver e Direitos da Natureza. Considerando que o Antropoceno é símbolo de uma crise civilizatória, não é permitido imaginar saídas que sejam orientadas pelos ideais e práticas gestadas na
modernidade capitalista. Pensar futuros possíveis é uma tarefa coletiva que requer outras referências que possam ir além do antropocentrismo, da crença no progresso infinito e no desenvolvimento, do capital e da separação entre humanidade e natureza.
Palavras-Chave: Antropoceno, Extrativismo, Neoextrativismo, Filosofia Chinesa Contemporânea, Pensamento Social Latino Americano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tauan de Almeida Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)