Pensando além das “Ruínas” do Antropoceno: Diálogos entre o Pensamento Social Latino Americano e a Filosofia Chinesa Contemporânea
Thinking Beyond the “Ruins” of the Anthropocene: Dialogues Between Latin American Social Thought and Contemporary Chinese Philosophy
Abstract
O artigo insere-se nos debates acerca do Antropoceno e busca apresentar elementos que respondam à questão: quais diálogos podemos estabelecer entre a filosofia chinesa contemporânea e o pensamento social latino americano, num contexto de busca por transformações? Para tanto, tomamos as reflexões de Yuk Hui, Zhao Tingyang e Shuchen Xiang, assim como os debates sobre extractivismo, neoextrativismo, pós-extractivismo, Bem-Viver e Direitos da Natureza. Considerando que o Antropoceno é símbolo de uma crise civilizatória, não é permitido imaginar saídas que sejam orientadas pelos ideais e práticas gestadas na
modernidade capitalista. Pensar futuros possíveis é uma tarefa coletiva que requer outras referências que possam ir além do antropocentrismo, da crença no progresso infinito e no desenvolvimento, do capital e da separação entre humanidade e natureza.
Palavras-Chave: Antropoceno, Extrativismo, Neoextrativismo, Filosofia Chinesa Contemporânea, Pensamento Social Latino Americano.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Tauan de Almeida Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)