Oito teses sobre a filosofia Sarvastivada: Réplica a Marco Aurelio Werle
Eight Theses on Sarvastivada Philosophy: Reply to Marco Aurelio Werle
Resumo
Neste texto apresento uma réplica a Marco Aurélio Werle, defendendo a filosofia Sarvastivada do Budismo indiano como uma tradição filosófica rigorosa e sistemática, que atende aos critérios de filosofia propostos por Werle, mas que este ignora devido a um viés eurocêntrico. O texto ainda critica a desonestidade intelectual de Hegel e seus seguidores, como Žižek, por desqualificarem o Budismo sem um estudo aprofundado, vinculando essa postura ao colonialismo, racismo e orientalismo. Ele argumenta que a tradição Sarvastivada combina análise lógica e eficácia soteriológica, com um histórico de debates e desenvolvimentos que a tornam central na filosofia budista. Além disso, refuta a ideia de um “Budismo primitivo” e destaca a importância do Abhidharma Sarvastivada como base para escolas posteriores como Madhyamaka e Yogacara. O texto conclui enfatizando a necessidade de confrontar o eurocentrismo e reconhecer o valor filosófico de tradições não europeias.
Palavras-chave: Eurocentrismo, desonestidade intelectual, filosofia budista, filosofias não europeias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joaquim Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
