A psicanálise e as duas dimensões da “realidade”
Psychoanalysis and the two dimensions of “reality”
Resumo
O artigo retoma o texto freudiano de 1911, Formulações sobre os dois princípios de funcionamento psíquico, e mostra que eles correspondem a diferentes realidades psíquicas. O processo primário e o secundário têm, cada um deles, leis próprias e modos particulares de funcionamento. O primário é imutável desde suas origens; já o secundário traduz as construções discursivas que utilizamos para nos deslocarmos no simbólico, sendo governado pelo princípio da realidade. A barra do recalque os separa, e os mitos constroem o caminho ligando o processo primário ao secundário. Para o autor, as mudanças discursivas que assistimos na atualidade, e que possibilitarem o surgimento de “novas” subjetividades, dizem respeito apenas as representações dadas pelos processos secundários às moções pulsionais do primário. Ou seja, os suportes oferecidos, pela cultura, aos processos secundários, que em nada afeta o primário. Pergunta-se que tipo de laço social vendo sendo criado nas novas modalidades de subjetivação.
Palavras-chave: Processos primário; processo secundário; construções subjetivas; laços sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Roberto Ceccarelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
