Notas sobre aspectos metodológicos da utilização da metapsicologia na abordagem de problemas exógenos
Notes on methodological aspects of the use of metapsychology in the approach to exogenous problems
Resumo
O objetivo deste artigo é examinar aspectos metodológicos de certos modos de utilização da metapsicologia na abordagem de problemas exógenos, assim como alguns de seus importantes riscos associados. Para tanto, na seção 1, apresentaremos a noção de utilização extrapolativa da metapsicologia – assim como, mais especificamente, as noções de metapsicologismo e de metodologismo psicanalítico. Já na seção 2, discutiremos sobre aspectos não tão comumente analisados do mencionado modo de utilização da metapsicologia em âmbito acadêmico. Então, na seção 3, analisaremos um caso midiático de tal utilização extrapolativa a qual consideramos como contributiva à naturalização de certos tipos de inconsistência de abordagem psicanalítica a problemas exógenos: aquele correspondente a certa explicação do comportamento político de Bolsonaro.
Palavras-chave: epistemologia; metodologia; psicanálise; interdisciplinaridade; bolsonarismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Torrecillas Sartori

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
