O grande prefácio aos poemas do senhor Mao no espelho da Poética de Aristóteles: um exercício de filosofia comparada
The Great Preface to Master Mao’s Poems in the mirror of Aristotle’s Poetics: an exercise in comparative philosophy
Resumo
Estabelecemos um diálogo entre a Poética clássica chinesa e ocidental, utilizando a Poética de Aristóteles como um modelo comparativo para o Grande Introito aos Poemas do Senhor Mao. A introdução esclarece os critérios de leitura e análise, concentradas nas diferentes visões de mundo e contextos socioinstitucionais. O segundo capítulo trata da Poética, dividindo-a numa teoria geral sobre essa Arte e uma teoria especial sobre a forma trágica. O capítulo seguinte trata do Grande Introito, investigando suas três partes, o programa do Clássico dos Poemas, uma preleção geral sobre a Arte Poética e específica da prática poética do Clássico. Embora a teoria ocidental proporcione meios formais de comparação, as diferenças culturais entre ambas tradições dificultam analogias de conteúdo. Enquanto a doutrina aristotélica é mimético-catártica, centrada no enredo e na resposta do público, a poética chinesa é evocativa, orientada pelos “ideais” do poeta e pela relação dinâmica entre texto e hermenêutica autorizada.
Palavras-chave: Confucianismo; Aristóteles; Poética; Ética; Hermenêutica; Filosofia Comparada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giorgio Sinedino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
