Breves apontamentos sobre a gestação da “Filosofia chinesa” na China da década de 1920 e a trajetória do jovem Feng Youlan (1895-1933)
Brief notes about the gestation of the “Chinese Philosophy” in China during the 1920s and young Feng Youlan’s career (1895-1933)
Resumo
O presente texto discutiu a gestação da “Filosofia Chinesa” como disciplina acadêmica na China da década de 1920, tomando a trajetória profissional e intelectual do jovem Feng Youlan como estudo de caso. Argumenta-se que a “Filosofia Chinesa” é parte de um debate mais amplo sobre a “Nova Cultura” chinesa e não pode ser separada da busca de influência pessoal de seus participantes. Ao todo, este texto divide-se em cinco seções. Na primeira, delineamos a questão de como a “Filosofia Chinesa” como disciplina acadêmica está relacionada à situação da intelectualidade na década de 1920, classificada esquematicamente
em “progressistas” e “tradicionalistas”. A segunda seção analisa o caso do Roteiro de História da Filosofia Chinesa do “progressista” Hu Shi, a primeira tentativa de elaborar a disciplina na China. A terceira seção narra as reações de dois intelectuais “tradicionalistas”, Zhang Taiyan e Liang Qichao. A quarta e quinta seções retratam Feng Youlan, primeiro descrevendo o seu desenvolvimento profissional e, depois, enfocando a sua trajetória intelectual. Argumentamos que ambas as dimensões não podem ser separadas, explicando os motivos para que ele tenha, com sucesso, criado o primeiro tratamento completo da “Filosofia Chinesa” moderna.
Palavras-chave: Filosofia Chinesa; Feng Youlan; Nova Cultura; Intelectuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giorgio Sinedino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
