Aquém da diferença entre ciência e arte: Uma tentativa com retomada na filosofia da escola de Kyoto ou: “Linguagem de imagens” – um prelúdio
Abstract
Esse texto gostaria de se compreender como uma espécie de “prelúdio” para a questão “ciência e arte na filosofia da escola de Kyoto”. Dois aspectos são condutivos: por um lado, os respectivos “pontos de vista de perspectivas” devem receber atenção por meio de obras de arte relevantes do Oriente e do Ocidente, e, por outro lado, isso deve trazer à luz uma dimensão profunda que precede as duas irmãs ciência e arte. A tese metodologicamente instruída é que o modo do “ver das imagens” e do “experienciar das imagens” é particularmente adequado para isso e, assim, a tese de conexão, que essas relações, decididamente interculturais, são um pano de fundo importante e ao mesmo tempo terreno fértil para a escola de Kyoto. Pode ser que a filosofia da escola de Kyoto seja considerada como um, talvez até mesmo como o exemplo primordial da questão da conexão constitutiva entre a ciência e a arte, se se ousa dar o passo no “mundo vasto” de eventos interculturais.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)