Do manual dos cursos de lógica geral, de Kant, ao tratado da emenda do intelecto, de Espinosa. From the manual of the courses of general logic, Kant, to treatise on the emendation of the intellect, Espinosa.
Abstract
O presente artigo foi concebido como homenagem ao professor Fausto Castilho e apresentado em versão preliminar durante o “I Congresso Fausto Castilho de Filosofia”, ocorrido na Unicamp entre 2 e 6 de Outubro de 2017. De acordo com tal finalidade e tal contexto, a exposição desenvolve-se aqui em três momentos: na introdução, apresento os motivos que me levaram a ensaiar um cotejamento entre o conceito de lógica, exposto no Manual dos Cursos de Lógica Geral, de Kant, traduzido pelo Fausto, e o conceito de lógica implícito no Tratado da Emenda do Intelecto, de Espinosa, traduzido por mim. Em seguida, faço um comentário quase parafrástico de excertos do Manual dos Cursos de Lógica Geral e da Crítica da Razão Pura, nos quais Kant relaciona seu conceito de lógica a suas censuras contra certa concepção ampliada de lógica, desenvolvida principalmente a partir do início da modernidade. Na última parte, mostro como o Tratado de Espinosa possui muitas das características desses esforços renovadores criticados por Kant, mas o faço de modo a explicitar as razões que justificam as posições espinosanas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)