Fausto Castilho e a teoria da sensibilidade inscrita no Manual dos Cursos de Lógica Geral de Kant. Fausto Castilho and the theory of the sensibility inscribed in the Manual of the Courses of General Logic of Kant.
Abstract
Este texto parte de um problema inusitado: o de que haveria uma teoria da sensibilidade subjacente a diversos problemas explorados na longa parte introdutória do Manual dos Cursos de Lógica Geral de Kant. Embora a sensibilidade seja a contrapartida de toda exposição teórica da Crítica da razão pura, ela em geral fica obliterada em todos os comentários sobre os cursos de lógica de Kant. Mas esses cursos foram a base da longa trajetória de Kant como professor. Recorrendo então à tradução do Manual dos cursos de lógica geral feita por Fausto Castilho e às aulas desse mesmo professor sobre o referido texto, procuramos mostrar que essa lógica, enquanto “concluída e acabada”, segundo a descrição de Kant, precisa dar suporte a uma tarefa cognoscitiva não analítica, que pressupõe o incontornável contato do intelecto com a sensibilidade.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)