Epístola L. Epistle L. Trad. Diego Lanciote.
Abstract
Esta epístola é conhecida apenas pela sua tradução latina nas Opera Posthuma1 e sua retradução em holandês nos Nagelate Schriften, ambas publicadas por Jan Rieuwertz em 1677. Jarig Jelles (1620 - 1683), a quem a epístola fora endereçada, é um importante comerciante e amigo íntimo de longa data de Spinoza. Jelles também foi quem financiou a publicação dos Renati Des Cartes Principiorum Philosophiae (1663)2 e quem provavelmente escrevera o Praefatio dos Nagelate Schriften e, também, a Admonitio do Tractatus De Intellectus Emendatione (escrito entre 1665-1670 e publicado nas Opera Posthuma). A relação de grande proximidade entre Spinoza e Jelles, decerto, deve ter impactado este último no que se refere à sua imagem pública, assim Jelles escreve Belydenisse des algemeenen en christelyken geloofs [Confissão de fé universal e cristã] com o intuito de responder aos seus detratores, texto redigido em 1673 e enviado nesta data a Spinoza tendo em vista a sua opinião3, porém somente publicado postumamente em 1684.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)