Spinoza. Trad. Lucas Lazarini Valente.
Abstract
O leitor tem em mãos um excerto do diário de Lou Andreas-Salomé do período em que ela frequentou a Sociedade Psicanalítica de Viena, o qual tem data imprecisa, porém que certamente fora escrito entre 14 de dezembro de 1912 e 11 de janeiro de 1913. Este diário, publicado postumamente em 1952 sob o título In der Schule bei Freud - Tagebuch eines Jahres 1912/1913 [“Na escola com Freud - diário de um ano (1912/1913)”],1 constitui, no mínimo, um relevante documento histórico de intersecção entre filosofia e psicanálise. Particularmente, este excerto em questão assevera que Spinoza seria “o filósofo da psicanálise”. Lou Salomé já desde menina havia se familiarizado com Spinoza através de seu preceptor, o pastor holandês Hendrik Gillot, e doravante jamais distanciou-se daquele que sempre considerou, então, como sendo seu filósofo favorito.2 Seus escritos contam com preciosas passagens em que Spinoza desempenha um instigante e sofisticado papel, o qual nos permite seguramente avançar que Lou Salomé não só tinha uma aguda leitura de Spinoza como também uma apreensão singular de sua estrutura de pensamento.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)