Spinoza’s Critique of Religion and Its Heirs: Marx, Benjamin, Adorno.
Abstract
Espinosa adentra no cânone filosófico ocidental e deixa uma herança no que diz respeito ao modo de pensar a religião, principalmente com o engenho e a condenação do Tratado Teológico-Político (TTP). Com efeito, sua origem religiosa e seu percurso intelectual extremamente crítico e secular são fatores que o marcam ainda mais como uma figura emblemática na história do pensamento, que, por sua vez, influencia diversos pensadores, principalmente no tema da formação do Estado em relação com a religião. Spinoza’s Critique of Religion and Its Heirs, ao enquadrar o autor holandês em uma tradição de pensamento caracterizada por Idit como “aristotélico-materialista”, tem por objetivo guiar o leitor através das conseqüências materiais e históricas do sistema espinosano, muito além da metafísica. A obra é focada na análise de Marx, Benjamin e Adorno com o intuito de mostrar como a crítica radical de Espinosa a religião moldou as criticas materialistas à filosofia da história. Em sua generalidade, a obra procura demonstrar como as noções antagônicas de temporalidade e história são a base para o pensamento desses teóricos críticos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)