Forgetting to Say: Effects on Reading

Forgetting to Say: Effects on Reading

Authors

  • Nina Virginia de Araújo Leite

Abstract

O artigo visa levantar uma discussão importante quanto ao modo de leitura que os psicanalistas colocam em operação tanto no que respeita aos textos da teoria quanto aos produzidos por seus pacientes na clínica. O ponto fundamental da argumentação centra-se na distinção entre dizer e dito mobilizada por Lacan, em diferença com o modo como tal distinção é trabalhada em outros campos, como a Linguística. Para além de tomar o dizer como da ordem da enunciação, o dizer em jogo na psicanálise não se reduz a nenhum dito, embora deles dependa. Trata-se de um processo de inferência a partir da lógica do inconsciente.

Palavras-chave: dizer; dito; esquecimento.

Published

2019-10-20

How to Cite

de Araújo Leite, N. V. . (2019). Forgetting to Say: Effects on Reading: Forgetting to Say: Effects on Reading. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 3(5). Retrieved from https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/3882