Forgetting to Say: Effects on Reading
Forgetting to Say: Effects on Reading
Abstract
O artigo visa levantar uma discussão importante quanto ao modo de leitura que os psicanalistas colocam em operação tanto no que respeita aos textos da teoria quanto aos produzidos por seus pacientes na clínica. O ponto fundamental da argumentação centra-se na distinção entre dizer e dito mobilizada por Lacan, em diferença com o modo como tal distinção é trabalhada em outros campos, como a Linguística. Para além de tomar o dizer como da ordem da enunciação, o dizer em jogo na psicanálise não se reduz a nenhum dito, embora deles dependa. Trata-se de um processo de inferência a partir da lógica do inconsciente.
Palavras-chave: dizer; dito; esquecimento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)