Freud and his Bahnung (facilitation) in the history of dynamic memory theories
Freud and his Bahnung (facilitation) in the history of dynamic memory theories
Abstract
Em seu Projeto de uma psicologia (1895), Freud adota o conceito de facilitação (Bahnung) proposto por Sigmund Exner em 1882 e o utiliza como uma noção central em sua teoria da memória. O percurso desse termo e dessa ideia na história da ciência e da filosofia é reconstruído a fim de contextualizar a teoria freudiana e evidenciar sua ênfase numa concepção dinâmica e integrativa da memória, ao contrário do que afirmam certas interpretações. Essa reconstrução abarca tanto o período anterior quanto posterior o final do século XIX e se estende até os desenvolvimentos neurocientíficos mais recentes. Assim, é possível também argumentar pela atualidade e relevância científica de certos aspectos da teoria freudiana.
Palavras-chave: história da psicanálise; história das neurociências; Freud; Exner; Bahnung; teoria da memória.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)