Before, Beyond and Beneath: Three Freudian Blows
Before, Beyond and Beneath: Three Freudian Blows
Abstract
O artigo visa demonstrar o modo pelo qual o texto Além do princípio do prazer (1920) não se afigura apenas como uma ruptura do percurso freudiano, mas, sobretudo, como uma antítese de pontos nevrálgicos da doutrina analítica, que encontrará sua síntese apenas anos mais tarde, quando da proposição do “isso”. Diferentemente do que avança o próprio Freud, a proposta de uma pulsão de morte não é apenas um complemento à teoria dos sonhos, mas antes uma verdadeira perturbação na racionalidade que presidia a psicanálise até aquele momento. As mudanças referentes ao lugar da biologia, da reprodução, do prazer e da repetição são analisadas aqui no intuito de apresentar três prismas conceituais através dos quais a pulsão foi conceitualizada por Freud.
Palavras-chave: psicanálise; sexualidade; pulsão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)