O deslocamento do eixo da razão: Bento Prado Jr. sobre Lacan e Hegel
The displacement of the axis of reason: Bento Prado Jr about Lacan and Hegel
Abstract
Este artigo analisa o conteúdo do curso sobre Hegel e Lacan proferido por Bento Prado Jr. em 1992. Dois objetivos principais são visados aqui. O primeiro é situar as análises que o filósofo faz de certas teses sustentadas por Hegel e Lacan, assim como suas relações mútuas, no movimento de construção de seu próprio pensamento filosófico e avaliar o quanto essas análises contribuem para sua compreensão. O segundo é retomar a discussão do papel seminal que o trabalho de Bento Prado Jr desempenhou na constituição da área de pesquisa em filosofia da psicanálise, como parte de um projeto mais amplo que investiga a história da recepção filosófica da psicanálise no Brasil. Na conclusão, procura-se articular essas duas perspectivas, retomando a discussão da função que o recurso à psicanálise possa ter cumprido na reflexão filosófica de Bento Prado Jr, já empreendida em trabalhos anteriores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)