As metamorfoses do conceito de inconsciente na metapsicologia freudiana
The metamorphoses of the concept of the unconscious in Freudian metapsychology
Abstract
O inconsciente é uma noção que se reveste de diversos significados no contexto da obra freudiana. Esses significados derivam das articulações internas estabelecidas com outras noções metapsicológicas, cuja reformulação constante baliza o desenvolvimento de sua teoria. Freud define, inicialmente, o conceito de inconsciente em sentido dinâmico e, em seguida, o complementa com a noção de inconsciente em sentido sistemático. Contudo, na etapa final da obra, ele percebe as limitações dessa última noção e reformula sua teoria, mantendo apenas a acepção dinâmica. Esse aspecto, por sua vez, é pensado em um contexto diferente daquele em que fora formulado inicialmente. Esse artigo tem como objetivo acompanhar a evolução e as metamorfoses do conceito de inconsciente ao longo do percurso da reflexão metapsicológica freudiana, com o intuito de obter uma visão mais precisa de seu sentido.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)