Mal-estar e o desamparo: Uma aproximação secular entre Freud e Schmitt
Malaise and helplessness: A secular approach between Freud and Schmitt
Abstract
A psicanálise nos fornece um aparato conceitual capaz de possibilitar um olhar para a política. Sigmund Freud constrói uma teoria sobre a sociedade estabelecendo um paralelo entre a civilização (desde seus primeiros povos) e a psique individual. Neste ponto Freud estabelece um mito sobre a fundação da civilização a partir de um grande pai que é assassinado pelos filhos que agora repousam sobre a culpa e lembram, por imagens e rituais totêmicos, a culpa e a potência deste grande pai que paira como organizador social. Por outro lado, Carl Schmitt nos aparece como o teórico de uma secularização de um modelo teológico para o campo político, o que se aproximaria do conceito de horda em Freud. Assim, a sociedade se replicaria em modelos políticos e se organizaria em torno de seus ritos, direitos e proibições. Portanto, Freud descreveria o que poderíamos chamar de uma “teologia política”.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)