A questão do ceticismo moral em David Hume: conexões epistemológicas e ontológicas
The question of moral skepticism in David Hume: epistemological and ontological connections
Abstract
A partir da Parte 4 do Livro I do Tratado da Natureza Humana, irei examinar se Hume é um cético moral ou não, especificamente no que diz respeito à validade objetiva dos valores morais, isto é, se ele aceita a existência de valores morais de forma independente do caráter dos seres humanos ou não. Minha resposta é de que Hume é apenas cético no que diz respeito à possibilidade de justificação racional dos valores morais, de modo a afastar-se do problema epistemológico - e originalmente cartesiano - de responder ao ceticismo. Não obstante, Hume é realista ao assumir a existência de fatos morais independentes do caráter daqueles que avaliam.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)