A função expositiva da imaginação kantiana na arte
The expository function of the Kantian imagination in art
Abstract
Segundo Kant, as Ideias da razão não são passíveis de serem intuídas ou expostas diretamente diante de nossos olhos, e isso se deve aos limites ontológicos do conhecimento na esfera teórica. É na arte, livre da submissão às operações categoriais, esquemáticas e lógicas do entendimento, que Kant admite uma possibilidade indireta de acesso ao suprassensível através do caráter expositivo e autônomo da imaginação. É nesse sentido que se torna importante distinguir, através da primeira e terceira crítica kantiana, entre a função esquemática da imaginação no campo teórico e a função expositiva da imaginação na arte através de uma análise sistemática em torno destas duas formas de imaginação para que possamos delimitar os verdadeiros alcances da imaginação expositiva na arte.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)