Kant e Goethe, leitores de Rousseau
Kant and Goethe, readers of Rousseau
Abstract
Rousseau introduz na história do espírito europeu uma nova época, com o novo eu romântico reivindicando os direitos do sentimento, diante do otimismo racional exacerbado do progresso. Abre o caminho para a época da ‘sensibilidade’ (Empfindsamkeit), para o ‘Sturm und Drang’. Provoca um encadeamento de afeições secretas e diferentes, talvez um motivo recôndito, quase que ligações afetivas em dois de seus leitores: Kant e Goethe. As leituras rousseaunianas desembocaram tanto na moral e na filosofia da história de Kant, quanto no primeiro romantismo na Alemanha, do Sturm und Drang com Goethe. Rousseau é um pensador que está entre Kant e Goethe por figurar tanto como um “Filósofo Literato” quanto um “Literato Filósofo”, pois se expressa por várias formas de linguagem: despertando interesse no moralista prussiano e encantando o grande poeta alemão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)