A Filosofia de Leibniz como Base da Sinologia
Leibniz’s Philosophy as the Basis of Sinology
Abstract
O filósofo alemão Leibniz (1646-1716), como um dos maiores correspondentes na Europa sobre as missões na China, reuniu variadas informações sobre a civilização chinesa, em um período bastante conturbado para os estudos sobre a China principalmente pela chamada querela dos ritos, mas propício para possíveis intercâmbios interculturais. A partir da coleta de dados Leibniz elabora uma análise inédita para a sua época em relação à suposta Teologia Natural dos chineses, contrária ao materialismo chinês defendido pelo pensamento escolástico e cartesiano. Leibniz é precursor da proto-sinologia, conforme é concebida, por ser um dos primeiros acadêmicos fora da China que estuda esse país, mas, pelo fato de focar suas pesquisas no pensamento chinês, ele se aproxima tanto do modelo chinês de sinologia, conforme Wang Li (1981), quanto o modelo de sinologia moderna concebido por Granet. No contexto da origem da filosofia e da sinologia ocorre um fato inusitado que foi a exclusão do pensamento chinês da formação da filosofia como área científica, o que requer um estudo mais criterioso sobre a questão, para compreendermos o papel de Leibniz para a sinologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)