A atualidade da Filosofia Yinyang: Seus fundamentos e sua influência contemporânea
The relevance of the Yingang philosophy: Its foundations and its contemporary influence
Abstract
A Escola filosófica Yinyang (Yinyang Jia), provavelmente sistematizada por Zou Yan (séc. IV-III a.C.), é considerada uma das principais e de maior alcance dentre as diversas correntes de pensamento na China, estando na base das demais formas de
saber, tais como a alquimia, a medicina e as artes marciais. Atualmente, o pensamento chinês se vê diante do debate entre modernidade e tradição. Neste sentido, buscando os fundamentos dessa tradição pretendemos apresentar em linhas gerais a centralidade da filosofia Yinyang como uma das formas mais profundas de compreensão da dinâmica da realidade na Filosofia Chinesa e, desta forma, destacaremos suas características, em especial os modos de compreensão do núcleo deste pensar, tais como: contradição, interdependência, oposição, inclusão mútua, ressonância, complementaridade e mudança. Enfatizaremos sua atualidade a partir de abordagens epistemológicas contemporâneas.
Palavras-chave: Filosofia Chinesa; Yinyang; Tradição; Modernidade
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Francisco José da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)