Seis notas sobre o Teognis de Nietzsche
Six notes on Nietzsche’s Theognis
Abstract
Trata-se de uma pesquisa em aberto sobre o poeta grego Teognis estudado por Nietzsche. O artigo está limitado à sua dissertação de graduação em Schulpforta De Theognide Megarensi; escrito de juventude redigido em latim, com algumas citações em grego e determinadas passagens em alemão. A análise apoia-se na primeira edição crítica bilingue em castelhano feita por Renato Cristi e Oscar Velásquez e estrutura-se na forma de uma aproximação, seguida de seis notas temáticas: I) Em torno à leitura nietzschiana de Teognis. II) A forma da pesquisa filológica-filosófica de Nietzsche na referida dissertação. III) Uma análise da expressão: “Os aristocratas são bons”. IV) A peculiaridade da leitura nietzscheana dos poemas de Teognis.
V) Referências ao “ensino” de Teognis. VI) Algumas ressonâncias posteriores do Nietzsche como leitor de Teognis.
Palavras chaves: Nietzsche, Teognis, poemas, ressonâncias
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Yolanda Gloria Gamboa Muñoz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)