Deus e Li: uma leitura a partir da teoria leibniziana da expressão
Resumo
Leibniz considerava que a prova ontológica ou a prova a priori da existência de Deus,produzida por Padre Anselmo e por Descartes, apresentava uma lacuna, e esse vazio na provapoderia ser preenchido com o desenvolvimento do projeto da Característica Universal – comoafirma em uma carta de 1678 a Elisabeth. Esta língua formal seria isenta da ambiguidade da línguanatural e formada por caracteres que exprimiriam as próprias perfeições de Deus. Em seu Discursosobre a teologia natural dos chineses, Leibniz demonstra um profundo respeito pela antiguidade dadoutrina dos chineses sobre o Li, princípio da vida, e pelos caracteres de Fohi. Sabemos que Leibniz refletiu sobre os caracteres chineses a fim de elaborar seu projeto de Característica Universal. Épossível estabelecer uma relação expressiva entre os caracteres chineses e a natureza do Li, análogaà relação expressiva que existe entre a natureza do Deus cristão e a linguagem formal que o filósofopretendia elaborar? Que analogias podemos traçar entre linguagem e teologia (seja a teologia natural dos chineses, seja a teologia revelada cristã)?Downloads
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