Doze conceitos básicos de direito em Kant e o composto Yijing
Resumo
Este quarto artigo de uma série de seis que correlacionam a filosofia kantiana e o Yijingcomeça por resumir os artigos precedentes: Ambos Kant e os 64 hexagramas (gua) do Yijing empregamuma argumentação “arquitetônica” para formar um sistema de quatro graus com 0+4+12+(4x12)elementos, o quarto grau de quatro conjuntos d doze, correlacionando-se ao modelo kantiano dasquatro “faculdades” universais. Este artigo explora o segundo do duodécuplo conjunto, a faculdade dalei. A “ideia da razão” a guiar esta asa da análise comparativa é a imortalidade. Três das “quaternidades”correspondem a três conjuntos de quatro gua no Yijing: a quarta parte da natureza da alma napsicologia racional (como substancial, simples, unificada, espacialmente relacionada) corresponde aosgua 47, 6, 58, 10, respectivamente; os três “Artigos Definitivos” e o quarto, “Artigo Secreto”, na Paraa Paz Perpétua correspondem aos gua 16, 5, 51, 21; e as quatro relações objetivas da lei do dever naMetafísica dos Costumes correspondem aos gua 25, 12, 17, 25.Este quarto artigo de uma série de seis que correlacionam a filosofia kantiana e o Yijingcomeça por resumir os artigos precedentes: Ambos Kant e os 64 hexagramas (gua) do Yijing empregam
uma argumentação “arquitetônica” para formar um sistema de quatro graus com 0+4+12+(4x12)
elementos, o quarto grau de quatro conjuntos d doze, correlacionando-se ao modelo kantiano das
quatro “faculdades” universais. Este artigo explora o segundo do duodécuplo conjunto, a faculdade da
lei. A “ideia da razão” a guiar esta asa da análise comparativa é a imortalidade. Três das “quaternidades”
correspondem a três conjuntos de quatro gua no Yijing: a quarta parte da natureza da alma na
psicologia racional (como substancial, simples, unificada, espacialmente relacionada) corresponde aos
gua 47, 6, 58, 10, respectivamente; os três “Artigos Definitivos” e o quarto, “Artigo Secreto”, na Para
a Paz Perpétua correspondem aos gua 16, 5, 51, 21; e as quatro relações objetivas da lei do dever na
Metafísica dos Costumes correspondem aos gua 25, 12, 17, 25.
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