Doze conceitos básicos de direito em Kant e o composto Yijing
Abstract
Este quarto artigo de uma série de seis que correlacionam a filosofia kantiana e o Yijingcomeça por resumir os artigos precedentes: Ambos Kant e os 64 hexagramas (gua) do Yijing empregamuma argumentação “arquitetônica” para formar um sistema de quatro graus com 0+4+12+(4x12)elementos, o quarto grau de quatro conjuntos d doze, correlacionando-se ao modelo kantiano dasquatro “faculdades” universais. Este artigo explora o segundo do duodécuplo conjunto, a faculdade dalei. A “ideia da razão” a guiar esta asa da análise comparativa é a imortalidade. Três das “quaternidades”correspondem a três conjuntos de quatro gua no Yijing: a quarta parte da natureza da alma napsicologia racional (como substancial, simples, unificada, espacialmente relacionada) corresponde aosgua 47, 6, 58, 10, respectivamente; os três “Artigos Definitivos” e o quarto, “Artigo Secreto”, na Paraa Paz Perpétua correspondem aos gua 16, 5, 51, 21; e as quatro relações objetivas da lei do dever naMetafísica dos Costumes correspondem aos gua 25, 12, 17, 25.Este quarto artigo de uma série de seis que correlacionam a filosofia kantiana e o Yijingcomeça por resumir os artigos precedentes: Ambos Kant e os 64 hexagramas (gua) do Yijing empregam
uma argumentação “arquitetônica” para formar um sistema de quatro graus com 0+4+12+(4x12)
elementos, o quarto grau de quatro conjuntos d doze, correlacionando-se ao modelo kantiano das
quatro “faculdades” universais. Este artigo explora o segundo do duodécuplo conjunto, a faculdade da
lei. A “ideia da razão” a guiar esta asa da análise comparativa é a imortalidade. Três das “quaternidades”
correspondem a três conjuntos de quatro gua no Yijing: a quarta parte da natureza da alma na
psicologia racional (como substancial, simples, unificada, espacialmente relacionada) corresponde aos
gua 47, 6, 58, 10, respectivamente; os três “Artigos Definitivos” e o quarto, “Artigo Secreto”, na Para
a Paz Perpétua correspondem aos gua 16, 5, 51, 21; e as quatro relações objetivas da lei do dever na
Metafísica dos Costumes correspondem aos gua 25, 12, 17, 25.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)