Perguntas éticas comparativas sobre a polêmica envolvendo o fenômeno contemporâneo de "Human Flesh Search [Engines]" na RPC
Resumo
Neste artigo, eu exploro os dilemas éticos associados a uma prática online, contemporâneae incomum na República Popular da China: Renrou Sousuo 人肉·搜索 ou “Human FleshSearch [Engines]”. Este tipo de prática é ilegal na maioria dos outros países modernos, mas não naRPC. Eu explico, em parte, o porquê, desde uma clássica origem chinesa, de muitos chineses tereminteresse em se envolver com esta forma de vigilância tanto online quanto offline, daí, em seguida,analiso estudos estrangeiros contemporâneos sobre esta prática desenvolvidos por cientistas dacomputação, os quais não exploram os dilemas éticos que resultam desta prática. Coloco emparalelo esta experiência do começo do século XXI com uma da Dinamarca da década de 1840,experimentada por Soren Kierkegaard, eu argumento que muitas das mais notáveis influênciasincluem ataque de pânico online e o temor de muitos jovens chineses em acessar a internet, poiseles podem ser perseguidos pelos vigilantes que “Buscam Carne Humana”.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)