Carta de Descartes a Elisabeth Novembro de 1646
Resumo
Senhora,Vossa Alteza fez-me um favor muito grande quando quis que eu soubesse, por suas cartas,do sucesso de sua viagem, e que chegou felizmente num lugar onde, send grandemente estimada equerida por seus próximos, parece-me que tem tantos bens quanto se pode desejar razoavelmentenesta vida. Pois, sabendo da condição das coisas humanas, seria importunar demais a fortunaesperar dela tantas graças que não se pudesse, mesmo em imaginação, encontrar nenhum motivo deincômodo. Quando não há absolutamente objetos presentes que ofendem os sentidos, nem algumaindisposição no corpo que o incomode, um espírito que segue a verdadeira razão pode facilmentese contentar. E não é preciso, para tanto, que ele esqueça nem que negligencie as coisas distantes;é suficiente que ele trate de não ter nenhuma paixão por aquelas que lhe podem desagradar: o quenão repugna absolutamente à caridade, porque se pode frequentemente melhor encontrar remédiospara os males que se examinam sem paixão do que para aqueles pelos quais se é afligido. Mas, comoa saúde do corpo e a presença de objetos agradáveis ajudam muito o espírito a afastar de si todasas paixões que participam da tristeza, e a permitir a entrada daquelas que participam da alegria,assim, reciprocamente, quando o espírito está pleno de alegria, isto serve muito para fazer com queo corpo comporte-se melhor e que os objetos presentes pareçam mais agradáveis.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)