Carta de Descartes a Elisabeth - Egmond-Binnen, setembro de 1646
Resumo
Senhora,
Li o livro a respeito do qual Vossa Alteza me ordenou a lhe escrever minha opinião, e nele encontrei diversos preceitos que me parecem muito bons; como, entre outros, nos 19o e 20o capítulos: Que um Príncipe deve sempre evitar o ódio e o desprezo de seus súditos, e que o amor do povovale mais do que as fortalezas. Mas há nele também muitos outros que eu não poderia aprovar. E creio que aquilo em que o autor mais falhou é que não fez distinção suficiente entre os Príncipes que adquiriram um Estado por vias justas e aqueles que o usurparam por meios ilegítimos; e que deu a todos, de modo geral, preceitos que não são próprios senão a esses últimos. Pois como, ao construir uma casa cujos fundamentos são tão maus que não poderiam sustentar muralhas altas e espessas, se é obrigado a fazê-las fracas e baixas, assim aqueles que começaram a se estabelecer por crimes são ordinariamente constrangidos a continuar a cometer crimes, e não poderiam se manter se quisessem ser virtuosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)