Arqueologia do saber em Foucault: entre o a priori de Kant e a hierarquia de valores de Nietzsche
Archeology of the knowledge in Foucault: between the a priori of Kant and the hierarchy of values in Nietzsche
Resumo
Neste artigo, propomos uma leitura da arqueologia foucaultiana especialmente em As palavras e as coisas a partir de uma aproximação entre o conceito de a priori histórico foucaultiano e os conceitos de transcendental em Kant e de hierarquia de valores em Nietzsche. No primeiro caso, objetivamos mostrar que
Foucault procura realizar, em termos do procedimento arqueológico, uma revolução copernicana similar à de Kant, notadamente, no que concerne à alteração radical de compreensão da história e à visada ao saber. No segundo, proporemos que os conceitos de ordem, regras, condições de possibilidade destinam determinada
hierarquia de valores, remetendo, com isso, as regularidades discursivas e os sistemas de dispersão em cada epistémê proposta por Foucault à hierarquia de valores em dada sociedade, embora Foucault não faça diretamente tal referência.
Palavras-chave: arqueologia, a priori histórico, hierarquia de valores; saber; epistémê
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)