Nietzsche conforme Ribot: a psicologia e a lógica dos sentimentos

Nietzsche by Ribot: the psicology and the logic of the emotions

Autores

  • Wilson Antonio Frezzatti Jr. Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE)

Resumo

O impacto das obras do psicólogo e filósofo francês Théodule Ribot em Nietzsche é claramente visto em Para além de bem e mal (1886), quando o filósofo alemão propõe uma fisiopsicologia como morfologia e doutrina do desenvolvimento da vontade de potência. Essa perspectiva psicológica pretende abordar os problemas
fundamentais da ação humana sem lançar mão de conceitos metafísicos. No entanto, a presença de Nietzsche nos livros de Ribot sobre os sentimentos é explícita desde 1896. O objetivo deste artigo é investigar como Nietzsche aparece nos textos A psicologia dos sentimentos (La psychologie des sentiments, 1896) e A lógica dos sentimentos (La logique des sentiments, 1905), e qual a possível influência das noções nietzschianas no pensamento de Ribot acerca das emoções ou sentimentos.


Palavras-chave: Nietzsche, Ribot, Psicologia, Emoção, Sentimento.

Biografia do Autor

Wilson Antonio Frezzatti Jr., Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE)

Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), nos cursos
de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Filosofia. Professor do Mestrado
em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenador do Grupo de Estudos
Nietzsche (GEN) e membro do GEN – Grupo de Estudos Nietzsche.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

Antonio Frezzatti Jr., W. (2022). Nietzsche conforme Ribot: a psicologia e a lógica dos sentimentos: Nietzsche by Ribot: the psicology and the logic of the emotions. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 5(12). Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4630