Rumo a estética do lugar --- para uma Monadologia Polifônica

Towards the aesthetics of place--towards a Polyphonic Monadology

Autores

  • Masaru Yoneyama Universidade de Nagoya

Resumo

Em seus últimos anos, Kitaro Nishida surgiu com a idéia de um sistema filosófico chamado “monadologia criativa”, que incorporou o sistema Prajna do pensamento budista Mahayana. Este foi um desenvolvimento adicional da “lógica
do lugar” que ele mesmo construiu. O objetivo deste artigo é trazer à luz a atividade criativa estética humana naquele “lugar”. Ao fazer isso, este trabalho tomou uma dica do método de polifonia na música ocidental para trazer um novo desenvolvimento
à filosofia oriental, e destacou a possibilidade de uma idéia japonesa de polifonia. Esta compreensão da polifonia vai além do domínio da música e é discutida nas formas composicionais tradicionais japonesas de renga e renku. O que deve ser
desenvolvido na esteira desta teoria é a construção de uma filosofia monadológica e polifônica, ou seja, uma monadologia polifônica.

Palavras-chave: Kitaro Nishida, lógica do lugar, monadologia criativa, polifonia, monadologia polifônica.

Biografia do Autor

Masaru Yoneyama, Universidade de Nagoya

Membro do corpo docente da Universidade de Nagoya.

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

Yoneyama, M. (2023). Rumo a estética do lugar --- para uma Monadologia Polifônica: Towards the aesthetics of place--towards a Polyphonic Monadology. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 6(15), 40–50. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4835