Rumo a estética do lugar --- para uma Monadologia Polifônica
Towards the aesthetics of place--towards a Polyphonic Monadology
Resumo
Em seus últimos anos, Kitaro Nishida surgiu com a idéia de um sistema filosófico chamado “monadologia criativa”, que incorporou o sistema Prajna do pensamento budista Mahayana. Este foi um desenvolvimento adicional da “lógica
do lugar” que ele mesmo construiu. O objetivo deste artigo é trazer à luz a atividade criativa estética humana naquele “lugar”. Ao fazer isso, este trabalho tomou uma dica do método de polifonia na música ocidental para trazer um novo desenvolvimento
à filosofia oriental, e destacou a possibilidade de uma idéia japonesa de polifonia. Esta compreensão da polifonia vai além do domínio da música e é discutida nas formas composicionais tradicionais japonesas de renga e renku. O que deve ser
desenvolvido na esteira desta teoria é a construção de uma filosofia monadológica e polifônica, ou seja, uma monadologia polifônica.
Palavras-chave: Kitaro Nishida, lógica do lugar, monadologia criativa, polifonia, monadologia polifônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Masaru Yoneyama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)