A escultura de Michelangelo como fonte na elaboração do conceito nietzschiano de Übermensch

Michelangelo’s sculpture as a source in the elaboration of the Nietzschean concept of Übermensch

Autores

  • José Nicolao Julião Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Resumo

Este estudo apresenta, através dos textos de Nietzsche e com apoio da literatura secundária, como a escultura de Michelangelo se constitui como uma das fontes secretas na elaboração do conceito nietzschiano de Übermensch. Para o proposto, analisamos quanto o pensador alemão valorizou ao longo da sua obra a ideia do “filósofo como escultor” e como, em sua obra Assim falou Zaratustra, tal ideia foi determinante na elaboração do conceito de Übermensch, tendo Michelangelo como fonte secreta neste assunto.

Palavras-chave: escultura; Übermensch; Michelangelo.

Biografia do Autor

José Nicolao Julião, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador do CNPq.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Nicolao Julião, J. (2024). A escultura de Michelangelo como fonte na elaboração do conceito nietzschiano de Übermensch: Michelangelo’s sculpture as a source in the elaboration of the Nietzschean concept of Übermensch. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 8(18), 56–70. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/5274