Jacques Lacan: uma introdução
Resumo
No início da década de 1930, a comunidade psicanalítica presenciou os primeiros trabalhos do parisiense Jacques Lacan, que, a partir dos anos 1950, iniciou sua jornada de ensino com a transmissão dos seus seminários proferidos interruptamente até os anos de 1980. Famoso pelo estilo de transmissão inconfundível seu ensino ressoou e ganhou forma na psicanálise para além da França, especialmente na América Latina.
A complexidade de sua teoria levou muitos estudiosos a cunhar o termo “lacanês”, em alusão aos desafios de sua compreensão e transmissão rebuscada, mas especialmente em relação a quem procura mimetizar, em vão, o seu estilo. As dificuldades são percebidas por muitos estudantes e até mesmo por psicanalistas experientes, uma espécie de desafio constante ao estudar as teorias de Jacques Lacan. É diante deste cenário que a comunidade psicanalítica recebe este recém publicado trabalho, Jacques Lacan: uma introdução, lançado pela Editora Sinthoma em 2024, de autoria de Alexandre Starnino. O trabalho, direcionado a todos os leitores, ilustra o desafio do autor em capturar o vasto volume das obras de Lacan (das décadas de 1930 até 1980), sintetizando seus ensinamentos sem cair no reducionismo vulgar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marco Antonio Milleo de Oliveira Junior, Richard H. O. Couto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
