Discurso sobre a Teologia Natural dos Chineses: 300 anos
Abstract
O presente trabalho pretende ilustrar, a partir de uma interpretação do Discurso sobrea Teologia Natural dos Chineses, a posição singular ocupada por Leibniz na história da filosofiaocidental, em relação à cultura chinesa, sua religião e moralidade. Na conclusão, sugiro que, adespeito da diferença que distingue Leibniz do arraigado eurocentrismo dos intelectuais de seutempo, a ênfase dada por ele à categoria de substância, em suas considerações sobre a teologianatural dos chineses, pode ser indicada como um limite tanto histórico quanto lógico-gramaticalde suas análises. O presente trabalho pretende ilustrar, a partir de uma interpretação do Discurso sobrea Teologia Natural dos Chineses, a posição singular ocupada por Leibniz na história da filosofia
ocidental, em relação à cultura chinesa, sua religião e moralidade. Na conclusão, sugiro que, a
despeito da diferença que distingue Leibniz do arraigado eurocentrismo dos intelectuais de seu
tempo, a ênfase dada por ele à categoria de substância, em suas considerações sobre a teologia
natural dos chineses, pode ser indicada como um limite tanto histórico quanto lógico-gramatical
de suas análises.
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