Le statut de la correspondance dans la première moitié du XVIIe siècle et la correspondance cartésienne
Abstract
Desde o momento em que Claude Clerselier há apenas vinte anos da morte do filósoforealizou a primeira edição, o epistolário de Descartes está no centro dos interesses dos estudiosos.A sua importância reside no fato de que ele mostra o que se passa nos bastidores, na convicção deque só de tal modo seja possível compreender o que acontece no palco: o epistolário constitui, defato, o húmus que nutriu as teorias expostas por Descartes nos escritos que publicou. O epistoláriomostra qual centralidade no século XVII – na véspera do nascimento dos periódicos científicos –havia no intercâmbio entre cientistas e filósofos, mas também revela a natureza ambígua e o papelda inveja, das divergências e dos erros dos correspondentes. Este artigo põe o epistolário cartesianono interior dos grandes epistolários seiscentistas, bem como reconstrói, ao mesmo tempo, a históriadas suas edições até a última.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)