O caráter “emergentistas” das paixões em Descartes
Abstract
O presente artigo tem como objetivo central apresentar uma visão alternativa para odebate sobre o dualismo cartesiano mente e corpo. Nessa perspectiva, vou sustentar a tese que odualismo de substâncias cartesiano está presente apenas na metafísica cartesiana e não serve paraexplicar a condição humana, marcada, notadamente, pelo composto mente e corpo. Desse modo,vou procurar mostrar que as paixões ou emoções, responsáveis por nossos estados mentais, sãodecorrentes da interação entre a mente e o corpo e, de modo nenhum, podem ser reduzidas à menteou ao corpo tomados separadamente. Elas são propriedades que emergem, no sentido heterodoxodo termo emergência, da relação da mente com o corpo.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)