Ce qui s’écrit dans la marge : Écriture, formation intellectuelle et pouvoir
Abstract
Cet article prend le terme de « marge » au sens littéral de « marge de papier» et concerne les marques de « coopération textuelle » entre le scripteur ou l’auteur et son lecteur. Il tente d’abord une analyse sémiotique des marginalia et en esquisse une typologie sommaire en fonction de différentes situations de communication :lecture, relecture par l’auteur de son texte, soumission du manuscrit à l’ami critique, à l’évaluateur (enseignant, expert, éditeur). Il élucide ensuite les enjeux de formation dans chaque situation évoquée. Enfin, il analyse les enjeux de pouvoir inhérents aux marginalia, entre censure, parrêsia éducative et insertion des textes dans les champs scientifiques ou intellectuels.
Mots clés: marges, marginalia, commentaire, évaluation, censure, collaboration intellectuelle.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)