A reorganização e as ocupações das escolas estaduais paulistas, em 2015 - São Paulo – Brasil: quem estava à margem?

The reorganization and occupation of Public Schools in São Paulo, Brazil, in 2015 - The Sidelines.

Authors

  • Roseli Trevisan Marques de Sousa
  • Afrânio Mendes Catani

Abstract

O escrito é parte da investigação no campo das ciências da educação, que tem por objeto a reorganização e as ocupações das escolas estaduais paulistas em 2015, São Paulo, Brasil. A pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do projeto de doutorado em Educação. Partimos da questão: Quais benefícios a reorganização das escolas públicas paulistas, em 2015, traria aos estudantes da Educação Básica?Utilizamos a argumentação indutiva, com base em documentos oficiais, reportagens, artigos e entrevistas com alguns participantes das ocupações. O antagonismo discursivo do estado e dos membros da sociedade será alvo de reflexão. Para tanto, acreditamos ser essencial destacar as informações veiculadas, pela Secretaria da Educação/SP e pela mídia, sobre os objetivos da reorganização, como também compreender a reação dos discentes em face do anúncio governamental.

Palavras-chaves: reorganização; estudantes; ocupações; Brasil; Educação Básica.

Published

2020-11-09

How to Cite

Trevisan Marques de Sousa, R., & Mendes Catani, A. (2020). A reorganização e as ocupações das escolas estaduais paulistas, em 2015 - São Paulo – Brasil: quem estava à margem? The reorganization and occupation of Public Schools in São Paulo, Brazil, in 2015 - The Sidelines. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 4(9). Retrieved from https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4279