De um mundo a outro, estranhas similitudes: Ensaio de um questionamento missionário
Abstract
Controversa e enumeração. Montaigne é adorador de ambas, mas cada uma em seu lugar e em sua forma (seja oral ou escrita). O lugar das controversas é, em seu mais amplo sentido, a escola. Descobri-las publicamente perturba as consciências e quiçá suscita massacres ao atingir a teologia e a religião. A menos que, como foi o caso em Isny, sejamos acompanhados de membros de diferentes confissões capazes de “conferir” com rigor: Montaigne se envolve então de bom grado em uma troca contraditória sobre os temas do ubiquismo e da presença real, como também busca, durante sua viagem, o “comércio” de jesuítas e rabinos com quem ele possa dialogar e altercar os pontos de vista. Redigir controversas é, contudo, outra tarefa! Sobretudo quando destinadas à publicação. Certamente, o autor dos Ensaios toma partido, como verdadeiro militante, sempre que a crueldade está em jogo. Tal é o caso quando, por exemplo, fustiga a conduta dos colonizadores do Novo Mundo ou incita os juízes das bruxas a maior circunspecção. No entanto, fora tais casos que colidiriam com sua sensibilidade e consciência, ele anuncia sua opinião (“advis”) – ou melhor sua conversa ou bate-papo (“devis”) – de maneira superficial, sobre assuntosque ele discute mais prontamente e prolongadamente na esfera privada e no âmbito da oralidade: traduções da Bíblia , pluralidade dos mundos, heliocentrismo, nova
medicina etc. Sua obra escrita não deixa, contudo, de abordar à sua maneira as controvérsias de seu tempo, ou seja, “por algum viés”.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)