A sexta parte do Discurso e a constituição da noção de autoria em Descartes
The sixth part of the Discourse and the constitution of the notion of authorship in Descartes
Resumo
Retomando uma longa tradição da filosofia ocidental, Descartes formula, por diversas vezes, suas suspeitas com relação à exatidão da linguagem para expressar fielmente os pensamentos. Ao contrário do que se poderia esperar, porém, tal atitude de reserva não se explica pela discrepância entre a linguagem e os pensamentos que ela exprime, mas, antes, pelo seu notável sucesso na realização desse objetivo. Ao refletirmos sobre o modo como Descartes registra por escrito essa sua relação com a palavra escrita, poderemos assinalar alguns elementos da autoconstituição da figura do autor em sua obra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)