A Doutrina do Mel, a condição comunicacional e a verdade: Sobre a requalificação clínica da capacidade de julgar

The Honey Doctrine, communicational condition and truth: on the clinical requalification of one’s capacity to judge

Autores

  • Evandro Vieira Ouriques Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

O artigo trata da íntima relação entre alguns dos princípios fundamentais da filosofia indiana, da qual minha obra é altamente tributária, e o que venho desenvolvendo ao longo dos anos sob a denominação de Terceira Estrutura da Verdade: uma abordagem não-metafísica e não-pós-moderna da condição comunicacional do ser humano, que envolve uma predisposição mental para a segurança e proteção, em um movimento incessante de originação co-dependente e solidária e, portanto, de cooperação nãodual entre todos os entes. Nesse contexto, o artigo sustenta a emancipação psicopolítica de psiquismos e de redes de psiquismos, as instituições, o que depende, em última instância, da requalificação terapêutica da capacidade de julgar. Aqui, entro em diálogo com a abordagem de Dilip Loundo da filosofia indiana dos Upaniṣads, apresentada em seu livro Razão com sabor de mel: ensaios de filosofia indiana (Loundo, 2022). Segundo Loundo, enquanto a razão filosófica ocidental moderna é basicamente de caráter instaurativo –isto é, visa produzir um discurso positivo sobre a Realidade, do que ela é ou deveria ser, o que impõe àqueles que assim pensam as aflições mentais de supostamente ter nascido e morrer sem âncora– a razão filosófica indiana dos Upaniṣads é dotada de “sabor de mel” (madhu), ou seja, é basicamente de caráter esclarecedor, instruindo sobre o que a realidade não é, e aproximando-se, consequente e notavelmente, das filosofias pré-socráticas, especialmente da “escuta” amorosa de Heráclito em relação à Verdade (aletheia) -a Verdade como Realidade; e das filosofias dos principais representantes da Escola de Kyoto. Em síntese, a própria essência dos Upaniṣads poderia ser descrita como madhu-vidyā, a “doutrina do mel” (Bṛhadāraṇyaka Upaniṣad).

Palavras-chave: Madhu; Condição comunicacional; Verdade; Escola de Kyoto; Teoria Psicopolítica

Biografia do Autor

Evandro Vieira Ouriques, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Evandro Vieira Ouriques é diretor do Núcleo de Consciência, Teoria e Clínica Psicopolítica/ Escola de Comunicação/UFRJ, Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/UFRJ e Titular da Catedra Evandro Vieira Ouriques de Comunicación, Teoria Psicopolítica y Emancipación/Univeridad de La Frontera y Universidad Austral de Chile.

Downloads

Publicado

2023-01-15

Como Citar

Vieira Ouriques, E. (2023). A Doutrina do Mel, a condição comunicacional e a verdade: Sobre a requalificação clínica da capacidade de julgar: The Honey Doctrine, communicational condition and truth: on the clinical requalification of one’s capacity to judge. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 6(15), 51–68. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4836