A Doutrina do Mel, a condição comunicacional e a verdade: Sobre a requalificação clínica da capacidade de julgar
The Honey Doctrine, communicational condition and truth: on the clinical requalification of one’s capacity to judge
Resumo
O artigo trata da íntima relação entre alguns dos princípios fundamentais da filosofia indiana, da qual minha obra é altamente tributária, e o que venho desenvolvendo ao longo dos anos sob a denominação de Terceira Estrutura da Verdade: uma abordagem não-metafísica e não-pós-moderna da condição comunicacional do ser humano, que envolve uma predisposição mental para a segurança e proteção, em um movimento incessante de originação co-dependente e solidária e, portanto, de cooperação nãodual entre todos os entes. Nesse contexto, o artigo sustenta a emancipação psicopolítica de psiquismos e de redes de psiquismos, as instituições, o que depende, em última instância, da requalificação terapêutica da capacidade de julgar. Aqui, entro em diálogo com a abordagem de Dilip Loundo da filosofia indiana dos Upaniṣads, apresentada em seu livro Razão com sabor de mel: ensaios de filosofia indiana (Loundo, 2022). Segundo Loundo, enquanto a razão filosófica ocidental moderna é basicamente de caráter instaurativo –isto é, visa produzir um discurso positivo sobre a Realidade, do que ela é ou deveria ser, o que impõe àqueles que assim pensam as aflições mentais de supostamente ter nascido e morrer sem âncora– a razão filosófica indiana dos Upaniṣads é dotada de “sabor de mel” (madhu), ou seja, é basicamente de caráter esclarecedor, instruindo sobre o que a realidade não é, e aproximando-se, consequente e notavelmente, das filosofias pré-socráticas, especialmente da “escuta” amorosa de Heráclito em relação à Verdade (aletheia) -a Verdade como Realidade; e das filosofias dos principais representantes da Escola de Kyoto. Em síntese, a própria essência dos Upaniṣads poderia ser descrita como madhu-vidyā, a “doutrina do mel” (Bṛhadāraṇyaka Upaniṣad).
Palavras-chave: Madhu; Condição comunicacional; Verdade; Escola de Kyoto; Teoria Psicopolítica
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