Nietzsche e as transmutações da liberdade
Nietzsche and the transmutations of freedom
Resumo
Este artigo acompanha o aprofundamento da crítica nietzschiana à noção de livre-arbítrio e práticas morais dela derivadas, ao longo da obra, simultaneamente ao desenvolvimento de uma concepção propriamente nietzschiana de liberdade,
construída através de diversos personagens conceituais que iluminam diferentes aspectos da história dos ideais de liberdade, e suas reelaborações possíveis. Nessa versão altamente revisionista da ideia de liberdade, a filosofia nietzschiana abre espaço
para que se pense novamente a liberdade, não como um estado de desobstrução e controle racional, mas como uma disposição instintiva que financia um compromisso valorativo que orienta uma prática política de liberdade, indo além, portanto, das alternativas que circunscreveram a liberdade ao campo meramente “subjetivo”.
Palavras-chave: Nietzsche, liberdade, instinto, valores
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alice Medrado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)