Le Brésil de Montaigne : une destination philosophique
The Brazil of Montaigne : a philosophical destination
Resumo
La renommée des essais amérindiens, particulièrement du chapitre « Des
Cannibales », semble reposer paradoxalement sur deux étranges objets philosophiques
– un savoir ignorant et un voyage sans déplacement – puisque Montaigne, non
seulement n’eut jamais l’idée folle de voyager jusqu’au Nouveau Monde, mais encore
ne disposait guère d’informations fiables sur la société tupinamba. Cet article
examine ces deux objets et relève au passage quelques surprises quant à l’artefact
du voyage humaniste, au sens d’une ignorance qui se connaît, et à la place des savoirs
d’imagination dans la construction de l’étincelante puissance philosophique du
positionnement perspectiviste de l’auteur des Essais. Le Brésil de Montaigne fut
donc une belle destination philosophique.
Mots-clés : Voyage ; Imagination ; Ignorance ; Savoirs
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)