v. 4 n. 10 (2020): Montaigne. Ensaios sobre o Novo Mundo (vol.1); Montaigne. Essays on the New World (vol. 1)

					Visualizar v. 4 n. 10 (2020): Montaigne. Ensaios sobre o Novo Mundo (vol.1); Montaigne. Essays on the New World (vol. 1)

O título do presente dossiê, "Montaigne. Ensaios sobre o Novo Mundo", evoca os textos do corpus montaigniano que se referem explicitamente aos indígenas e ao continente americano.

Sabe-se que as reflexões de Montaigne acerca do Novo Mundo deram origem, ao longo dos séculos, às mais diversas interpretações em muitos campos do saber, incluindo epistemologia, antropologia, moral, teologia, retórica, história, geografia, literatura e política. Interpretações essas que os artigos publicados nesse primeiro volume desenvolvem em profundidade, enriquecendo consideravelmente os debates sobre esse tema particular dos Ensaios.

Para além dos artigos do dossiê, esse volume também contém uma entrevista com Emmanuel Désveaux em torno da edição científica do livro De Montaigne à Montaigne de Claude Lévi-Strauss ; uma resenha de Uma temporada com Montaigne de Antoine Compagnon ; bem como duas traduções: um retrato de Montaigne elaborado por Jakob Elias Poritzky, e a versão integral de Igualdade entre homens e mulheres escrito por Marie de Gournay.

Desejando-lhes uma excelente leitura.
Os organizadores.
Jean-François Dupeyron e Fabien Lins

Publicado: 2021-01-27

Editorial

Dossiê

Ficha Técnica