Nietzsche no cinema: Júlio Bressane como tradutor
Nietzsche in cinema: Júlio Bressane as translator
Resumo
O presente artigo visa a analisar a recepção da filosofia de Nietzsche no filme Dias de Nietzsche em Turim, de Júlio Bressane. Tendo esta obra do cineasta como a mais representativa para um estudo de recepção da filosofia nietzschiana no cinema brasileiro, não por abordar diretamente a vida e o pensamento do filósofo
alemão, mas sobretudo por traduzir em imagens conceitos filosóficos, este trabalho procura, em primeiro lugar, apresentar o recurso metodológico que considera mais adequado para um estudo de recepção filosófica. Intenta, em segundo lugar, perscrutar o modo como Bressane realiza a sua tradução e os referenciais teóricos que balizam esta sua empreitada, procurando apontar para aquele que teria sido o objetivo fulcral da película em questão, qual seja, o preenchimento de certo carecimento.
Palavras-chave: Nietzsche, cinema, recepção filosófica, Júlio Bressane, tradução
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)