Nietzsche no cinema: Júlio Bressane como tradutor

Nietzsche in cinema: Júlio Bressane as translator

Autores

  • Ivo da Silva Júnior Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumo

O presente artigo visa a analisar a recepção da filosofia de Nietzsche no filme Dias de Nietzsche em Turim, de Júlio Bressane. Tendo esta obra do cineasta como a mais representativa para um estudo de recepção da filosofia nietzschiana no cinema brasileiro, não por abordar diretamente a vida e o pensamento do filósofo
alemão, mas sobretudo por traduzir em imagens conceitos filosóficos, este trabalho procura, em primeiro lugar, apresentar o recurso metodológico que considera mais adequado para um estudo de recepção filosófica. Intenta, em segundo lugar, perscrutar o modo como Bressane realiza a sua tradução e os referenciais teóricos que balizam esta sua empreitada, procurando apontar para aquele que teria sido o objetivo fulcral da película em questão, qual seja, o preenchimento de certo carecimento.

Palavras-chave: Nietzsche, cinema, recepção filosófica, Júlio Bressane, tradução

Biografia do Autor

Ivo da Silva Júnior, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/GEN – Grupo de Estudos Nietzsche.

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

da Silva Júnior, I. (2022). Nietzsche no cinema: Júlio Bressane como tradutor: Nietzsche in cinema: Júlio Bressane as translator. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 5(12). Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4628