Ciência e o ideal clássico nos escritos filológicos de Nietzsche
Science and the Classical Ideal in Nietzsche’s Philological Writings
Resumo
Neste artigo, pretendo mostrar que, como a filologia nietzschiana tem como objetivo principal a educação (Bildung), a busca pelo ideal clássico na antiguidade greco-romana é prioritária, característica que contradiz os impulsos científicos, que, quando tomadas isoladamente, são contrárias à própria essência da educação.
No entanto, veremos também que o objetivo de Nietzsche não será neutralizar os impulsos científicos, mas colocá-los a serviço do propósito educacional. Ou seja, as tendências científicas da filologia, nomeadamente a história e a linguística, deveriam contribuir, neste sentido, não para o conhecimento da verdade, mas para a determinação do ideal clássico.
Palavras-chave: Nietzsche; filologia; ideal clássico; Ciência; linguística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)