Ciência e o ideal clássico nos escritos filológicos de Nietzsche

Science and the Classical Ideal in Nietzsche’s Philological Writings

Autores

  • Eduardo Nasser Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Neste artigo, pretendo mostrar que, como a filologia nietzschiana tem como objetivo principal a educação (Bildung), a busca pelo ideal clássico na antiguidade greco-romana é prioritária, característica que contradiz os impulsos científicos, que, quando tomadas isoladamente, são contrárias à própria essência da educação.
No entanto, veremos também que o objetivo de Nietzsche não será neutralizar os impulsos científicos, mas colocá-los a serviço do propósito educacional. Ou seja, as tendências científicas da filologia, nomeadamente a história e a linguística, deveriam contribuir, neste sentido, não para o conhecimento da verdade, mas para a determinação do ideal clássico.

Palavras-chave: Nietzsche; filologia; ideal clássico; Ciência; linguística.

Biografia do Autor

Eduardo Nasser, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do GEN – Grupo de
Estudos Nietzsche.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

Nasser, E. (2022). Ciência e o ideal clássico nos escritos filológicos de Nietzsche: Science and the Classical Ideal in Nietzsche’s Philological Writings. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 5(12). Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4634